Após o lançamento de Homem de Aço em 2013, o diretor Zack Snyder planejou a base do Universo Estendido DC que seria feito em 5 filmes: Man of Steel (Homem de Aço, 2013), Batman Vs Superman: Dawn of Justice (Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, 2016) e uma trilogia da Liga da Justiça.
Batman Vs Superman acabou se saindo mal nas críticas devido ao seu tom sombrio, ritmo lento e falta de humor. Isso fez a Warner repensar sobre os próximos filmes do DCEU.
O próximo filme a ser lançado pelo diretor seria Liga da Justiça tendo suas filmagens iniciada em abril de 2016 e terminando em dezembro do mesmo ano. Zack Snyder apresentou diversos cortes para a Warner Bros. e desaprovaram a direção do Snyder. Em março de 2017, Autumn Snyder, filha de Zack e Deborah Snyder acabou falecendo, outro fator para que o diretor saísse da direção de Liga da Justiça. Zack Snyder saiu da direção e Deborah Snyder saiu da produção do filme
Após a saída do diretor, a Warner Bros. contratou Joss Whedon, diretor de Vingadores e Vingadores: Era de Ultrom, para substituir Zack Snyder, reescrevendo o roteiro e refilmando várias cenas que já estavam prontas. Além disso, o CEO da Warner Bros, Kevin Tsujihara determinou que o filme não deveria ter mais de 2 horas de duração.
Joss Whedon adicionou cerca de 80 novas páginas ao roteiro. O compositor Junkie XL já havia feito a trilha sonora para o filme, porém foi substituído por Danny Elfman no meio da pós-produção. As cenas adicionadas ou refilmadas por Whedon mostraram um tom mais leve e humorístico para o filme, além de reduzir também a violência no filme. Para atingir o tempo permitido pela Warner, mais de 90 minutos de cenas do Zack Snyder foram cortados do filme, mesmo o filme continuando o esboço criado pelo antigo diretor do filme.
Liga da Justiça foi lançado nos cinemas no dia 17 de novembro de 2017, tendo Zack Snyder creditado como diretor. Após o filme não agradar os fãs e nem os críticos, a Warner se afastou da visão de Snyder para um universo compartilhado.
Após o lançamento de Liga da Justiça nos cinemas, fãs imediatamente pediram para a Warner lançar um corte de diretor de Snyder usando a tag #ReleaseTheSnyderCut nas redes sociais. Várias petições foram criadas e arrecadaram diversas assinaturas de fãs que queriam uma versão diferente do filme de Joss Whedon. Porém, a existência de um Snyder Cut foi tratada apenas como um mito da fanbase da DC.
Em março de 2019, o diretor Zack Snyder confirmou a existência de um corte original do filme e que cabia a Warner Bros lançá-lo. Em novembro do mesmo ano, uma fonte afirmou que a Warner não havia planos para lançar o corte de diretor de Snyder, chamando essas esperanças de “sonhos”. Em dezembro, o diretor publicou uma foto na rede social Vero uma foto mostrando caixas de fitas rotuladas como “Corte de Diretor de ZSJL”, com a legenda “É real? Existe? É claro que existe.
Em fevereiro de 2020, a Warner Bros. finamente decidiu avançar com o corte de Snyder depois que o presidente Toby Emmerich reconheceu a tag #ReleaseTheSnyderCut e procurou o diretor. Executivos da Warner Bros., DC e HBO Max foram convidados por Zack e Deborah Snyder para assistirem ao “Snyder Cut”. A ideia inicial do Snyder Cut seria ele ser divididos em episódios. Impressionados com o resultado, os executivos deram sinal verde e deixaram Snyder prosseguir com o seu corte.
Zack Snyder começou a remontar a equipe de pós produção e notificou o elenco original entre abril e maio de 2020. Segundo Snyder, Ray Fisher, ator que interpreta o Ciborgue no filme, inicialmente pensou que Snyder estava brincando. O esforço foi quase frustrado devido a pandemia do COVID-19 que foi crescendo com o tempo.
No dia 20 de maio de 2020, durante uma watch party de Homem de Aço, Zack Snyder anunciou o lançamento do Snyder Cut no HBO Max em 2021. Naquele momento, não estava claro em qual formato o filme seria lançado, sendo um filme de quatro horas ou uma minissérie de seis partes.
Zack Snyder’s Justice League, popularmente conhecido como Snyder Cut, foi lançado no dia 18 de março de 2021 em forma de um filme de 4 horas e 2 minutos para o mundo inteiro. Países com o HBO Max poderiam encontrar o filme na plataforma, nos outros países, o filme poderia ser alugado. No Brasil, o filme esta disponível para ser alugado em várias plataformas por R$ 49,90.
Tendo a direção de Zack Snyder, elenco formado por Ben Affleck (Batman / Bruce Wayne), Henry Cavill (Kal-El / Clark Kent / Superman), Gal Gadot (Diana Prince / Mulher-Maravilha), Ezra Miller (Barry Allen / Flash), Jason Momoa (Arthur Curry / Aquaman), Ray Fisher (Victor Stone / Ciborgue), Amy Adams (Lois Lane), Diane Lane (Martha Kent), Connie Nielsen (Hipólita), Ciarán Hinds (Lobo da Estepe), Jeremy Irons (Alfred), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Jared Leto (Joker), Harry Lenix (Caçador de Marte), Joe Morton (Silas Stone), Amber Heard (Mera), Kierse Clemons (Iris West), Ray Porter (Darkseid), Joe Manganiello (Slade Wilson / Exterminador), J. K. Simons (Comissário James Gordon), Billy Crudup (Henry Allen), com produção de Deborah Snyder e Charles Roven, roteiro de Chris Terrio e Junkie XL compondo a trilha sonora, o Snyder Cut finalmente foi lançado para o mundo.
OPINIÃO FINAL:
Gustavo:
Aproximadamente 6 anos após o lançamento de Liga da Justiça em 2017, milhares de fãs pediram um corte de diretor, e ele finalmente chegou. Zack Snyder criou um dos melhores filmes de super-heróis da história, com uma narrativa extremamente bem escrita e executada, com cenas de ações de arrepiar, cenas de se emocionar, um vilão incrível, um desenvolvimento de personagens perfeito e com pequenos detalhes que torna o filme mais belo e interessante. Há também uma atuação incrível de todos os integrantes do elenco, todos eles dando o seu máximo e realizando um trabalho digno de Óscar. Uma trilha sonora épica, impactante e emocionante de Junkie XL mostrando que a carga dramática deste filme é muito diferente de qualquer outro filme de super-herói. Zack Snyder’s Justice League ou Liga da Justiça de Zack Snyder é sem dúvidas o melhor filme do diretor e um dos longas mais incríveis da história das adaptações. Simplesmente perfeito
NOTA: 10 – PERFEITO
Enzo:
Épico, grandioso e divertido, o Snyder Cut é tudo que os fãs queriam e tudo que a Liga da Justiça merecia em seu primeiro filme. O filme passa mensagens importantes, desenvolve bem todos os personagens e traz sequências de ação de tirar o fôlego ao mesmo tempo que Snyder nos dá pistas do que poderia ocorrer na continuação.
NOTA: 9 – EXCELENTE
∞ NOTA FINAL: 9,5 – EXCELENTE ∞
Links adicionais:
Meu nome é Gustavo Valle, sou o criador do site InfinityNews. O que mais gosto são da cultura pop em geral e de assuntos sobre tecnologia. No InfinityNews, eu escrevo notícias, reviews, opiniões e gravo podcasts.