Usuários de dispositivos Android estão caindo em golpes envolvendo aplicativos falsos que utilizam Among Us como isca. Segundo os especialistas da Promon e da Wultra, duas empresas especializadas em segurança digital e proteção de apps, identificou mais de 60 apps falsos baseados no game de sucesso estão infectando celulares e podem ser baixados na Google Play Store ou nos sites não ligados a eles.
Segundo as informações, são cerca de nove autores que estão publicando uma série de aplicativos fraudulentos, voltadas para os mais diferentes tipos de golpe. Representando mais de 75% dos golpes, o foco é a exibição em massa de anúncios, tanto no próprio aplicativo quando em navegadores de internet ou na interface do celular, com a renda das propagandas, indo para o bolso dos golpistas.
O último grupo é um pouco mais perigoso, utilizando imagens e a aparência do jogo Among Us para entregar um aplicativo fraudulento que serve como porta de entrada para a instalação de outros malwares, como trojans bancários ou responsáveis por roubar dados pessoais e de login dos aparelho. A ideia é obter acesso a contas de redes sociais para aplicação de golpes, além de realizar transferências de dinheiro a partir de soluções financeiras.
Segundo o diretor de tecnologia da Promon, Tom Lysemose, o grande foco dos golpes são os jovens, que ocupam a maior base de usuários do game. Os aplicativos fraudulentos, muitas vezes prometem ser o próprio game (que é gratuito nos dispositivos mobile), mas também apps de dicas, novos mapas, roupas extras ou trapaças com o intuito de auxiliar na descoberta do impostor.
Geralmente na plataforma do Google Play Store, o Among Us aparece no topo da lista (como é mostrado na imagem acima). Ao lado dele, vários outros aplicativos aparecem que podem ser ou não fraudulentos. Esses outros apps podem ser jogos de colorir com os personagens do game, conjuntos de wallpapers, entre outros jogos. Programas que prometem melhorar os gráficos ou adicionar novas roupas aos protagonistas, algo que não é possível desta maneira.
Meu nome é Gustavo Valle, sou o criador do site InfinityNews. O que mais gosto são da cultura pop em geral e de assuntos sobre tecnologia. No InfinityNews, eu escrevo notícias, reviews, opiniões e gravo podcasts.