Nesta sexta-feira (20), a Apple e o Facebook estão trocando várias acusações através de seus executivos. Em uma carta para grupos privados de interesse, a diretora internacional de privacidade da Apple, Jane Horvath, afirmou que a rede social administrada por Mark Zuckerberg “tenta coletar o máximo de dados que for possível” dos usuários, gerando atrito na relação entre as comapnhias.
As políticas e mecanismos de privacidades inseridos no ATT (App Tracking Transparency), para iOS 14, são importantes para os usuários e proporcionam um sentimento de proteção e controle sobre as suas próprias informações. A companhia reafirma diversas vezes o seu compromisso de proteger a privacidade de seus usuários, reforçando valores da companhia e acreditando que isso não causa mal à concorrência.
Contudo, a medida interfere ativamente no lucro e no plano de negócios de outras companhias e uma delas é o próprio Facebook, que realmente investigam profundamente um usuário para elaborar um perfil completo para vendê-los à patrocinadores. Ciente dessa política da rede social, a Apple utilizou o Facebook como uma das razões pelo desenvolvimento de seus mecanismos de privacidade.
Jane Horvath disse em um trecho da carta que “os executivos do Facebook deixaram claro sua intenção de coletar o máximo de dados possível em sua própria plataforma e fora dela, para desenvolver e monetizar detalhados perfis de seus usuários”.
Em uma outra carta privada, o Facebook acusou a Apple de usar sua posição dominante no mercado para dar preferência à sua própria coleta de dados, tornando “quase impossível que competidores utilizem as mesmas informações”.
“Eles afirmam que é sobre ‘privacidade’, mas é sobre lucro”, complementa o Facebook. O comentário reacende o debate sobre o domínio injusto da Apple no mercado e colocam numa posição delicada, questionando sua real intenção na proteção de dados pessoais dos consumidores.
Ao ler a crítica feita pelo Facebook, o vice-presidente sênior de engenharia de software da empresa, Craig Federighi, voltou a defender suas políticas de privacidade, principalmente o ATT. Em uma declaração no The Independent, ele contou que a decisão da companhia “não prejudicará os anunciantes tanto quanto afirmam”.
O ATT ainda não tem data marcada para chegar nos dispositivos da Apple, mas é aguardado para 2021. Por enquanto, ainda não há informações sobre os reais impactos da política no faturamento de companhias cujo principal produto seja a venda de dados para anunciantes.
Meu nome é Gustavo Valle, sou o criador do site InfinityNews. O que mais gosto são da cultura pop em geral e de assuntos sobre tecnologia. No InfinityNews, eu escrevo notícias, reviews, opiniões e gravo podcasts.