Na semana passada, o jornal Chicago Tribune realizou alguns testes e foi informado que alguns aparelhos celulares das gigantes Apple e Samsung emitem níveis de radiação acima do permitido de acordo com a lei. Agora, a própria FCC (Comissão Federal das Comunicações), que é tipo uma Anatel dos Estados Unidos, começou a investigar o caso.
Entre os 11 celulares testados pelo orgão, o iPhone 7 e o iPhone 8 da Apple, juntamente com o Galaxy S8, Galaxy S9, e Galaxy J3, da Samsung, foram listados com nível de radiação acima do permitido pela lei. Os experimentos aconteceram no RF Exposure Lab, que, segundo o jornal, “credenciado pela FCC para testar a radiação de radiofrequência de dispositivos eletrônicos”.
Os altos níveis de radiação foram registrados principalmente em testes que simulavam os telefones a dois milímetros de distância de um corpo humano, ou seja, a distância é a mesma de quando alguém coloca o telefone no ouvido durante uma ligação, ou quando ele está no bolso do usuário. Ainda não se sabe com precisão os riscos à saúde associados à radiação do smartphone.
A Apple afirmou que os testes do jornal são imprecisos em comparação com os experimentos feitos na própria fabrica da empresa. Já a Samsung emitiu um comunicado ao Business Insider:
“Os dispositivos Samsung vendidos nos Estados Unidos cumprem os regulamentos da FCC. Nossos dispositivos são testados de acordo com os mesmos protocolos de teste usados em todo o setor”
Meu nome é Gustavo Valle, sou o criador do site InfinityNews. O que mais gosto são da cultura pop em geral e de assuntos sobre tecnologia. No InfinityNews, eu escrevo notícias, reviews, opiniões e gravo podcasts.
1 Comentário
[…] 8, Galaxy S8, Galaxy S9 e Galaxy J3 estão com níveis de radiação mais elevados do que o normal. Clique aqui para ler o post de ontem sobre o […]