Réquiem For A Dream, ou Réquiem Para Um Sonho, é um filme lançado no dia 2 de Novembro de 2001 (Brasil) e é definido como um Drama e Suspense/Terror Psicológico. No Brasil, o filme foi classificado como Não Recomendado Para Menores de 18 anos.
Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o “Tappy Tibbons Show”, que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.”
Dirigido e roteirizado por Darren Aronofsky, o filme foi indicado ao Oscar e se saiu muito bem nas críticas e nas bilheterias. No elenco, é destacado 2 nomes de peso, que são Jared Leto e Marlon Wayans. A impecável trilha sonora feita por Clint Mansell consegue prender o expectador nos momentos de tensão e até alguns momentos de “alegria” dos personagens.
Réquiem Para Um Sonho é um filme que TODOS devem assistir pelo menos uma vez na vida, não por ser um clássico, mas por ser um longa que mostra o que o vício em dependentes químicos causa nos usuários, tanto que para nenhum dos personagens não tem um final feliz, todos se afundam em seus vícios e é notável que não há nada que possa retirá-los desta tortura, mesmo sofrendo dores incalculáveis e vergonhas humilhantes, eles não conseguiram se afastar das drogas
Ao longo do filme, as estações do ano mudam, ou seja, cada estação tem um significado que influência na vida dos personagens, primeiro começa com o Verão, seu significado é que, os personagens começam a sonhar com o seu futuro, o que eles querem que aconteça. A segunda estação é o Outono, uma época onde os primeiros obstáculos dos personagens começam a surgir, no filme é o começo do vício. A terceira é o Inverno, a estação sombria, onde os personagens se entregam aos seus vícios e seus sonhos são destruídos, ou seja, o que importa é conseguir e usar a substância, ou seja, não interessa de como eles irão conseguir ela ou como eles irão utilizá-la, é aí que o final do filme chega e é nós mostrado o fim dos 4 personagens, 1 deles é o mais triste e pode deixar uma sensação de raiva e tristeza até mesmo para o expectador. Porém, o filme não chega na primavera, que é a época onde todos superam os obstáculos e trabalham muito para tornar seus sonhos realidade, a mensagem que o filme quer mostrar é que “os personagens não possuem mais um futuro ou alguma esperança de que possa melhorar, a vida deles acaba no inverno, onde eles praticamente morrem por dentro, e como na vida real, não há a possibilidade de trazer um morto há vida…
Este foi uma opinião e uma review na mesma postagem, igual aconteceu com o jogo Prey, abaixo estará a minha Opinião Final sobre o filme Réquiem Para Um Sonho. Obrigado para você que leu até aqui, e caso goste deste formato de post, eu farei mais no futuro.
OPINIÃO FINAL: Réquiem Para Um Sonho pode ser um filme triste e perturbador em diversos momentos principalmente quando está próximo do final, porém ele consegue fazer o expectador reconhecer que os dependentes destas substâncias são iguais a mim e você, pessoas normais que acabaram entrando neste caminho por conflitos pessoais e que eles devem ser tratados como somos, porém com mais atenção, essa é a minha opinião. Enfim, a direção impecável, juntamente com seu roteiro, edição (com mais de 2000 cortes) e sua trilha sonora que é perfeita, o elenco foi bem escolhido e os atores estão com performances dignas de Oscar. É um filme bastante trabalhado, porém é perturbador e seu final é de se emocionar.
Meu nome é Gustavo Valle, sou o criador do site InfinityNews. O que mais gosto são da cultura pop em geral e de assuntos sobre tecnologia. No InfinityNews, eu escrevo notícias, reviews, opiniões e gravo podcasts.